javascript:noop();FAZENDA_ANTONINHA_01.jpg

Araguaia


logo_araguaia.jpg

As cores, texturas e formas das belas paisagens do Centro-Oeste brasileiro serviram de inspiração para a cenografia de Araguaia. A equipe teve o desafio de construir, em 45 dias, todas as frentes da cidade cenográfica e todos os cenários de estúdio, chegando a mais de 21 mil m2 de área implantada. 

A geografia não influenciou apenas a escolha da matéria-prima utilizada pela equipe de cenografia em Girassol, mas também no estilo arquitetônico da cidade cenográfica. Para representar o Araguaia, uma região alagadiça, foram usadas construções de palafitas de madeira, típicas das áreas próximas a rios. 

Os grandes destaques da cenografia de Araguaia eram os cenários da cidade de Girassol, da estância de Antoninha (Regina Duarte), e do sítio de padre Emílio (Otávio Augusto), onde foram instaladas uma roda d’água e uma casa na árvore.

A estância de Antoninha espelhava bem a sua origem miscigenada, mescla de índio e branco: a residência possuía uma imponente fachada neoclássica, mas tinha muitas influências indígenas, como o óculo, uma abertura na fachada que decora e ilumina a parte interna.

Tipo: Novela 

Ano de produção: 2010

Cliente: TV Globo

Autor: Walther Negrão

Direção: Fred Mayrink, Luciano Sabino e Alexandre Klemperer

Período de exibição: 27/09/2010 - 08/04/2011

Horário: 18h

Nº de capítulos: 166


Cidade Cenográfica

Sitio Padre Emílio


 
BAILEINA-DESENHO02.jpg

A Vida da Gente


Logo_A_Vida_da_Gente.jpg

Cenografia e Arte: A cidade cenográfica foi projetada para ser dividida entre Porto Alegre e Gramado, onde a trama é ambientada. O principal desafio da equipe foi idealizar duas cidades diferentes, sem parecer que estavam no mesmo espaço físico.

Na maior parte, com 85 mil m², a equipe de cenografia construiu a capital gaúcha, mais especificamente uma área comercial inspirada no bairro Moinhos de Vento.

Para Gramado, a equipe priorizou a arquitetura europeia do local, assim como um paisagismo bem típico, com heras, trepadeiras e hortênsias, com uma mistura de plantas naturais e artificiais. O piso desta parte da cidade é quase todo de pedra, exatamente como a Gramado real. Assim como na parte de Porto Alegre, o interior de diversos ambientes foi desenvolvido, como o salão de dança, a oficina, o bufê Sabores da Juju, uma loja de souvenir, entre outros.

Tipo: Novela

Ano de Produção: 2011

Autoria: Lícia Manzo

Direção: Teresa Lampreia, Luciano Sabino, Adriano Melo e Leonardo Nogueira

Período de exibição: 26/09/2011 – 02/03/2012

Horário: 18h

Nº de capítulos: 137


A simplicidade e o realismo serviram de base para os quase 70 ambientes que foram projetados em estúdio. Os cenários de alguns personagens também exploravam suas características. A casa da Vitória, por exemplo, transpunha certa frieza, enquanto a de Iná tinha uma vivência amorosa.

 

ESTUDIO-05.jpg

Salve Jorge


Logo-Salve-Jorge.jpg

Cenografia e Arte: Três cidades cenográficas foram construídas nos Estúdios Globo para as gravações da novela: duas regiões diferentes da Turquia (Istambul e Capadócia) e o Complexo do Alemão.

A Istambul de Salve Jorge possuía 5,3 mil metros quadrados de área construída. O grande destaque era a versão cenográfica do Grand Bazaar, um dos maiores e mais antigos mercados do mundo. A réplica do mercado original era repleta de corredores, restaurantes e lojas de souvenirs, doces e tapetes. Muitos dos elementos que decoravam o local foram importados da Turquia, como luminárias, olhos turcos de vidro, tapetes, colchas, tecidos e cerâmica. 

A cidade cenográfica da Capadócia tinha uma extensão de cinco mil metros quadrados que se dividiam em duas áreas, a rural e a turística. Na parte rural, que reproduzia as formações rochosas típicas da região. A parte turística tinha como ponto de partida a cidade de Göreme e suas inúmeras lojas de turismo. Na cidade cenográfica foram usadas cores em tons pastel, ocre e areia, garantindo ao espaço uma iluminação solar, como a Capadócia original.

Ano de Produção: 2012

Tipo: Novela

Cliente: TV Globo

Autoria: Gloria Perez

Direção: Luciano Sabino, Alexandre Klemperer, Adriano Melo, João Boltshauser e João Paulo Jabur

Período de exibição: 22/10/2012 – 17/05/2013

Horário: 21h

N° de capítulos: 179 capítulos 


O Complexo do Alemão cenográfico tinha 1,8 mil metros quadrados e 14 edificações, representando casas e estabelecimentos comerciais. Ruas estreitas e caixas d’água aparentes compunham o cenário, onde as lajes também ganharam destaque. 

Para ambientar a casa de Morena (Nanda Costa), a equipe de produção de arte visitou casas de moradores, feiras de rua e festividades no Complexo do Alemão, como o primeiro evento gastronômico do Morro do Adeus. 


 
CIDADE-08.jpg

Haja Coração


haja-corac3a7c3a3o1-620x348.jpg

Cenografia e Arte

Traços de uma São Paulo cosmopolita se misturam a elementos de tradicionais bairros da Zona Leste. Essas características estão presente nas duas cidades cenográficas localizadas nos Estúdios Globo, de aproximadamente 10 mil m2 e levaram cerca de três meses para serem concluídos. 

O Grand Bazzar, complexo cultural e gastronômico pertencente à família Abdala, assim como a mansão do clã, há muito dourado, além de muitos objetos de prata e cristal. Azul e vermelho, cores presentes nas casas libanesas, também são muito vistos em cena. 

Para contrastar com a modernidade do Grand Bazzar, foi criada a cidade cenográfica da vila onde moram Tancinha (Mariana Ximenes), Apolo (Malvino Salvador) e seus respectivos familiares tem a proposta de retratar o romantismo da São Paulo antiga. Outro elemento recorrente no projeto que busca recriar ambientes da Vila Madalena é a vegetação, com frescor. Por isso, foi utilizado muito verde, flores, e jardins.

Tipo: Novela

Cliente: TV Globo

Ano de Produção: 2016

Autoria: Baseado em Sassaricando de Silvio de Abreu

Direção: Teresa Lampreia, Fred Mayrink

Período de exibição: 31/05/2016 – 8/11/2016

Horário: 19h

Nº de capítulos: 138


Grand Bazzar

Estúdio

Vila Madalena


Ver Mais Projetos